ou “nihonshu” como é conhecido no Japão, é uma bebida alcoólica fermentada feita a partir do grão de arroz (Sakamai), água natural de boa qualidade, “koji” (cepa Aspergilus Oryzae) e levedura combinados em processos precisos.
O Sakê é classificado conforme a porcentagem de aproveitamento (Seimaibuiai) do grão do arroz:
De um modo geral, quanto mais polido, melhor o sabor e maior a complexidade.
Como apreciar
O sake pode ser servido em uma variedade de temperaturas, dependendo do sake. Basicamente, o sake “premium” é melhor apreciado refrigerado ou em temperatura ambiente, enquanto o “Futsushu” (sake de mesa) também pode ser apreciado quente, sendo muito agradável durante os dias frios do inverno.
Curiosidades
Ao beber em grupos, costuma-se servir um ao outro, em vez de servir apenas a si mesmo e reabastecê-los antes que fiquem vazios. Se alguém lhe serve, segure seu copo em direção à pessoa e tome um gole antes de colocar o copo na mesa.
© 2025 - Yamato Comercial Ltda.
Todos os direitos reservados
Doce , suave / Paladar adocidado, suave.
"significa "sake doce". É uma bebida espessa feita a partir do sake -ko que é uma massa composta por resíduo de arroz, resultante da produção de saquê, teor alcoolico quase nulo.
Nome científico para esporos de fungos Koji. Estes esporos de fungos são propagados nos grãos de arroz cozido para criar arroz Koji.
Sake muito quente. Geralmente servido em torno de 50 ° C.
Adicionado para aumentar o aroma, sabor e textura do sake.
Denominação para saquê feito com aproveitamento de até 50% do grão de arroz.
Sake caseiro.
Saquê que não se enquadra na classificação. Literalmente significa "saquê regular", mas também chamado de "sake de mesa".
Arroz integral
Saque não diluído.
Denominação para saquê feito com aproveitamento de até pelo menos 60% do grão de arroz.
Unidade de medida líquida igual a 180ml, quantidade de um masu padrão ou garrafa de saquê tokkuri de porção única. É a medida inicial na qual a maioria das garrafas de saquê e medidas de saquê são baseadas. A garrafa de saque tem 720ml que seria yon-gobin (4 go-bin=720ml= uma garrafa).
Tipo de copo para sake.
Termo geral que significa espumante.
Hiire significa "colocar no fogo", mas no caso do sake se refere ao processo de pasteurização. O aquecimento é de aproximadamente 62~68ºC. A pasteurização geralmente é feita duas vezes.
Denominação para sake com aproveitamento de até 70% do grão de arroz com adição de alcool destilado.
Garrafa grande de 1800ml
Eram lojas que vendiam sake mas permitiam que os clientes se sentassem em suas dependências para bebê-las . Atualmente se parece com um boteco no estilo japones onde são servidos aperitivos para acompanhar sake ou outras bebidas.
Janome é o design de anéis azuis visto nas xícaras de degustação de saquê profissionais inferiores. O objetivo desses anéis contrastantes era originalmente ajudar a avaliar a clareza do saquê, observando a borda nítida entre as áreas azul e branca. A parte branca pura do copo também permite que você verifique a tonalidade geral da cor do saquê, também usada na degustação oficial e em competições japonesas.
Pequena produção local ou artesanal.
Temperatura ambiente
Envelhecido; amadurecido, maior tempo de fermentação.
É uma expressão japonesa usada para brindar, equivalente a "saúde" em português.
Seco
Kasu (le se "kassu") são residuos do arroz resultantes da prensagem do mosto de sake. O sake kasu pode ter até 8% de teor alcoolico. Pode ser utilizado na culinaria; em sopas, no preparo de conservas, seu uso mais conhecido é para preparo do amazake.
Kikichoko ou “Janome Ochoko” é um copo de degustação de saquê branco de porcelana com anéis azuis na parte interna. O objetivo desses anéis ajuda a avaliar a clareza e a tonalidade do saquê. Também utilizada na degustação oficial em muitas competições japonesas. O tamanho padrão deste tipo de xícara de degustação usado em avaliações profissionais é 180ml (Ichi-go).
Termo japonês para Sake Sommelier.
O método original de produção que permite a acumulação natural de ácido láctico que requer maceração do arroz, misturando ritmicamente usando pás longas de madeira. Sabor robusto.
Levedura
Arroz cozido com o koji kin inoculado;
Esporos do fungo (Aspergillus Oryzae).
Sake envelhecido, maior tempo de maturação
Fábrica de sake
Trabalhadores da fabrica de sake
Proprietario da fabrica de sake
Caixa quadrada feita tradicionalmente de Cedro, originalmente era usada como medidor de arroz. Atualmente já existem de o de plástico, laca ou mesmo de vidro.
Este é um tipo de saquê que é guardado sem pasteurização, pasteurizado antes do engarrafamento.
Sake não pasteurizado.
Sake pasteurizado uma vez antes do engarrafamento. Hiyaoroshi é um tipo de namazume.
Sake filtrado grosseiramente, aparencia esbranquiçada podendo conter residuos de arroz.
Escala de medida do grau de saquê. Números positivos indicam secura, números negativos representam doçura. Conhecido por SMV ou “Sake Meter Value”.
Taça pequena de ceramica
Fábrica de sake
Denominação geral do arroz para sake
O que chamamos de “sake” em inglês, os japoneses chamam de “nihonshu” que significa álcool japonês (álcool fermentado de arroz).
Escala que indica a doçura ou a secura do sake. Numeros positivos : Secura, números negativos: doçura. Também referido como "nihonshu-do".
Indica a porcentagem do grão de arroz remanescente após a moagem das camadas externas do grão de arroz.
Nomenclatura legal para sake em japones.
É a fase de prensagem do sake.
É o núcleo central amido de cada grão de arroz que tem maior concentração de amido no centro do grã. É o que diferencia o arroz comum do arroz para sake.
Termo oficial para o arroz usado apenas para fazer saquê.
Conhecido como método “moderno” ou “rápido”, no qual se adiciona ácido láctico comercialmente disponível e levedura cultivada, permitindo que o processo termine em 2 semanas versus 4 semanas com os métodos Kimoto ou Yamahai, que desenvolvem ácido lático naturalmente.
Uma bola de ramos de cedro japonês (Sugi ou Cryptomeria Japonica) é pendurado fora de uma fabrica de sake no início da produção como um indicativo simbolico da progressão da produção de saquê que mudam de verde para marrom.
Um barril de madeira para armazenar sake.
Saquê armazenado ou envelhecido por um período de tempo em barril de cedro.
Chefe ou mestre de saquê. Líder de equipe dos Kurabito em uma determinada fabrica.
Jarro para servir e aquecer o saquê. Tradicionalmente feito de cerâmica ou barro. O gargalo da garrafa é estreito para ajudar a reter o calor. Esta garrafa é parcialmente submersa em água quente para aquecer o saquê. O tokkuri tem um tamanho de um "go" ou ichigo - 180ml.
Tokubetsu significa "especial". Designação que um processo de produção especial foi aplicado a um saquê de qualidade Junmai ou Honjozo. Geralmente, isso significa que foi usada uma taxa de moagem mais baixa do que a necessária.
“Designação especial de sake, o que você poderia considerar como sake premium, incluindo Honjozo, Junmai, Ginjo, Dainginjo, Junmai Ginjo e Junmai Daiginjo.
“Licor de ameixa japonesa ”. Feito por imersão ameixas inteiras em cubas de saquê. Geralmente doce.
Variedade de sakamai (arroz para sake) altamente valorizada por suas propriedades que a tornam adequada para produção de sake premium.
Metodo de produção natural de ácido láctico, elimina a necessidade de “Yamaoroshi” ou a maceração / maceração intensiva de mão-de-obra da levedura usando longos bastões de madeira, como feito durante séculos no método kimoto.